1 A Importância, A Missão e Atribuições do SIMVERJ

A IMPORTÂNCIA DO SIMVERJ

O Sindicato é indutor da criação e defensor da manutenção do pleno emprego, bem como assegurador do cumprimento das leis e direitos trabalhistas do profissional Médico Veterinário..

Como Entidade Sindical legalmente reconhecida, o SIMVERJ tem por sua principal responsabilidade, a de representar ativamente todos os Médicos Veterinários do Estado do Rio de Janeiro perante autoridades administrativas e judiciárias em defesa dos interesses gerais da respectiva categoria profissional ou nos interesses individuais de seus associados no que diz respeito à atividade exercida e às suas prerrogativas e direitos profissionais.

Receberemos denúncias e informações sobre o descumprimento do salário mínimo profissional, para que possamos atuar em prol do trabalhador e oficiar o MTE (Ministério do Trabalho e Emprego) para competente fiscalização.

A MISSÃO DO SIMVERJ

O SIMVERJ tem como missão representar, defender e organizar os Médicos Veterinários em busca da sua valorização profissional diante de um mercado de trabalho cada vez mais competitivo.

O SIMVERJ tem por princípio defender a classe dos Médicos Veterinários, principalmente, quanto aos seus direitos trabalhistas e prerrogativas profissionais duramente conquistadas.

Em resumo , nossa missão primordial é a defesa do exercício da profissão Médico Veterinário, contribuindo para a sua melhoria e progresso nos domínios científico, técnico e profissional, apoiando os interesses profissionais dos sindicalizados e dos princípios deontológicos que se impõe à toda atividade Veterinária.

Portanto, o SIMVERJ tem compromisso com o desenvolvimento do profissional Médico Veterinário e consequentemente, com a sociedade brasileira.

ATRIBUIÇÕES DO SINDICATO

  • Zelar pela função social, dignidade e prestígio da profissão de Médicos (as) Veterinários (as), promover o respeito pelos respectivos princípios deontológicos;
  • Representar os/as Médicos(as) Veterinários(as) perante quaisquer entidades públicas ou privadas;
  • Fomentar a solidariedade entre os/as amigos(as) Médicos (as) Veterinários (as);
  • Incentivar, dinamizar e apoiar as ações tendentes ao desenvolvimento e aperfeiçoamento da Medicina Veterinária em colaboração com outras entidades, de cursos de especialização, reciclagem, congressos, seminários, conferências e outras atividades da natureza;
  • Intensificar a cooperação com os organismos interessados, públicos ou privados, nacionais ou estrangeiros, em todas as matérias do âmbito das atividades médicas veterinários;
  • O SIMVERJ coloca-se a disposição de toda a classe para esclarecimentos de assuntos pertinentes a nossa categoria;
  • Para que o SIMVERJ e a Federação Nacional dos Médicos Veterinários – FENAMEV sejam representativos e preparados para desenvolver políticas necessárias a sua defesa, e somente com seu apoio será possível prestar efetiva assistência sindical aos Médicos (as) Veterinários (as).

              JUNTOS SOMOS FORTES, UNIDOS SOMOS INVENCÍVEIS

Sindicato s.m. (1881) companhia ou associação de capitalistas interessados na mesma empresa e que colocam os seus títulos em comum a fim de que, na venda destes, não se verifique alteração de preços; JURÍDICO associação, para fins de estudo, defesa e coordenação dos seus interesses económicos e/ou profissionais, de todos os que (na qualidade de empregados, empregadores, agentes ou trabalhadores autónomos ou profissionais liberais) exerçam a mesma actividade ou actividades similares ou relacionadas.

Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa

Syndicate n (1881) company or society of capitalists interested in the same enterprise and that place their bonds jointly so that, upon their sale, no price change occurs; LEGAL association for the purpose of studying, defending and coordinating the economical and/or professional interests of all those that (in their capacity of employees, employers, agents, independent or self-employed professionals) practise the same activity or related or similar activities.

Houaiss Dictionary of the Portuguese Language (translated)

VALE LEMBRAR:

ü CATEGORIA DIFERENCIADA das quais fazem parte os trabalhadores, onde se inclui os profissionais da Medicina Veterinária, que exercem suas funções de modo distinto, específico, por força de lei/estatuto profissional próprio ou em virtude de condições de vida diferenciadas oriundas da profissão, tendo em vista as condições de vida extremamente singularizadas em decorrência do seu exercício profissional.

ü Artigo 511, §3º, da CLT: exercício de profissão ou função diferenciada essencialmente por força de estatuto profissional específico e de condições de vida singulares, a despeito da atividade preponderante do empresário ao qual o trabalhador estaria vinculado.